Sustentabilidade

Compromisso

A nossa ambição é promover a prosperidade, ambiental e económica, atingir a otimização dos processos, melhorar as capacidades das pessoas e dos nossos parceiros.

Para isso, comprometemo-nos a:

  • Realizar todos os negócios e parcerias com integridade e profissionalismo, de forma justa e honesta, cumprindo com toda a legislação aplicável.
  • Garantir que os princípios e as regras de natureza ética e deontológica, que devem orientar o comportamento dos nossos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros de negócio, são aplicados e cumpridos;
  • Tratar os clientes com profissionalismo, respeito e lealdade;
  • Proporcionar aos clientes um serviço de excelência, garantindo disponibilidade, integridade, confidencialidade e privacidade;
  • Escolher os fornecedores com base em critérios claros e imparciais e honrar os compromissos que assumimos com eles;
  • Desenvolver um ambiente de trabalho que promova a diversidade, respeite os direitos de cada um e equilibre a vida profissional com a vida pessoal;
  • Assegurar que os nossos colaboradores, fornecedores e parceiros desenvolvem as suas actividades num ambiente de trabalho seguro que previna os riscos, as lesões e a ocorrência de incidentes;
  • Adotar as melhores práticas para a protecção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição através da utilização racional de recursos que permita a redução dos consumos energética e consequentemente a pegada ecológica.

Sistemas de Gestão e Certificações

Percurso

A Gasfomento SA obteve a sua certificação ISO 9002:1995 em Dezembro de 2000 pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação. Foi confirmada a manutenção da sua Certificação do Sistema de Qualidade no âmbito da Norma ISO 9001:1995, em Novembro de 2001.

Amadureceu o seu sistema com o envolvimento e a assimilação por parte dos colaboradores dos conceitos chave da sua política de qualidade, tendo criado condições para migrar o seu sistema de garantia da qualidade para um sistema de Gestão da Qualidade de acordo com o referencial da nova Norma ISO 9001:2000, tendo alcançado com sucesso essa sua pretensão.

Em Setembro de 2008, a Gasfomento SA obteve a certificação do Sistema de Gestão Integrado em Qualidade, Segurança e Ambiente, pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação. O SGQSA tem como referenciais as Normas ISO 9001:2000, NP 4397: 2001 / OHSAS 18001:1999 e NP EN ISO 14001: 2004.

Em Julho de 2009, a empresa procedeu à transferência de Certificado da entidade APCER para a LUSAENOR e de acordo com o ciclo da Gasfomento SA, realizou-se nesta data a auditoria integrada QSA, de acompanhamento NP EN ISO 14001:2004 e simultaneamente a adaptação à NP EN ISO 9001:2008 e transição OHSAS 18001:2007, garantindo mais uma vez a manutenção da sua Certificação Integrada.

Em Julho de 2010, a Gasfomento SA, procedeu à transferência de Certificado da entidade LUSAENOR para a SGS e de acordo com o ciclo da Gasfomento SA, realizou-se nesta data a auditoria integrada QSA, de acompanhamento nos referenciais NP EN ISO 14001:2004, NP EN ISO 9001:2008 e OHSAS 18001:2007, garantindo mais uma vez a manutenção da sua Certificação Integrada.

A 29 de Outubro de 2013, a Gasfomento.SA, procedeu à extensão do atual âmbito de atividades pela SGS apenas no âmbito NP EN ISSO 9001:2008 ao sector das Águas.

A 21 de Setembro de 2017, a Gasfomento.SA, procedeu à transição do seu Sistema de Gestão para o referencial NP EN ISO 9001:2015 e NP EN ISO 14001:2015 garantindo mais uma vez a manutenção da sua Certificação Integrada.

 

Atualmente

A Gasfomento S.A., encontra-se certificada no âmbito da Qualidade, Segurança e Ambiente, pelas normas ISO 9001:2015, OHSAS 18001 e ISO 14001:2015.

Image

Qualidade

Adotamos as melhores práticas do mercado.

Investimos na certificação de Qualidade para garantir a elevada qualidade dos nossos e serviços e a satisfação das nossas partes interessadas.

Monitorizamos e avaliamos continuamente o nosso desempenho através de indicadores e de um programa de auditorias.

 

Segurança e Saúde no Trabalho (SST)

Para a Gasfomento SA, a Segurança no Trabalho é uma área estratégica fundamental para a organização, carecendo de um forte investimento a três níveis: recursos humanos com formação no âmbito de SST, implementação de medidas preventivas necessárias e procura de novos processos construtivos que permitam, simultaneamente, maior produtividade, eficácia e segurança.

Neste sentido estão integradas as melhores práticas na organização:

  • Identificação e Avaliação dos Riscos da totalidade das actividades,
  • O recurso a auditorias e inspeções de verificação e acompanhamento das condições de trabalho;
  • As ações de formação dirigidas, nos postos de trabalho, para as atividades desenvolvidas, como por exemplo primeiros socorros - suporte básico de vida ou combate a incêndios;
  • Tratamento de Incidentes e Cálculo dos Índices de Sinistralidade;
  • Consulta aos trabalhadores.
  • A disponibilização de equipamentos de proteção individual, adequados para cada atividade;
  • A fiscalização e coordenação de segurança em obra que cumulativamente garante a boa utilização dos equipamentos de proteção individual e colectiva;
  • A realização de simulacros e exercícios.  

Ambiente

Consciente da importância de preservar o ambiente, bem como da responsabilidade na sua proteção, a Gasfomento SA. estabeleceu, através do seu Sistema de Gestão Ambiental, os procedimentos necessários para identificação, registo e avaliação dos aspetos ambientais significativos de modo a permitir a definição das medidas preventivas necessárias para mitigação ou eliminação do impacte da nossa actividade. Para o efeito, encontram-se estabelecidas orientações para o planeamento, controlo operacional e monitorização do desempenho ambiental, legislação em vigor, bem como os requisitos normativos e dos nossos clientes.

Parceiros e práticas responsáveis

Os nossos Fornecedores e Parceiros são um elemento fundamental para garantir a qualidade dos nossos serviços.

Consideramos imprescindível que os nossos fornecedores cumpram com todos os requisitos legais aplicáveis à sua atividade, interiorizem e atuem de acordo com os princípios enunciados na nossa Política de Gestão, participem proativamente, em colaboração com a Gasfomento, na melhoria do desempenho SST e ambiental, e estejam disponíveis para visitas/auditorias de avaliação no âmbito do QSA.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

No momento da seleção dos nossos fornecedores e parceiros, os requisitos de sustentabilidade são comunicados e estes ficam obrigados ao seu cumprimento.

Requisitos:

  • Ética;
  • Segurança da Informação, Privacidade dos Dados Pessoais;
  • Cumprimento nos requisitos legais e normativos de Segurança e Saúde no local de trabalho;
  • Cumprimento dos requisitos legais e normativos ambientais.