808 244 244  - Custo do 1º Minuto da chamada: 0,07€ + IVA. Custo dos minutos seguintes: 0,0277€/min + IVA (dias úteis das 9:00h - 21:00h) e 0,0084€/min + IVA (restantes horários).

 21 839 11 00  Chamada para a rede fixa nacional    |      gasfomento.sa@gasfomento.pt

gasfomento

O nosso compromisso

Sustentabilidade

Compromisso

A nossa ambição é promover a sustentabilidade ambiental e o crescimento económico, otimizar processos e melhorar as capacidades das nossas pessoas e dos nossos parceiros.

Para isso, comprometemo-nos a:

  • Realizar negócios e parcerias com integridade e profissionalismo, de forma justa e honesta, cumprindo toda a legislação aplicável.

  • Garantir a aplicação e cumprimento de princípios e regras de natureza ética e deontológica que devem orientar o comportamento dos nossos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros de negócio.

  • Tratar os clientes com profissionalismo, respeito e lealdade.

  • Proporcionar aos clientes um serviço de excelência, garantindo disponibilidade, integridade, confidencialidade e privacidade.

  • Escolher os fornecedores com base em critérios claros e imparciais, honrando os compromissos assumidos com eles.

  • Desenvolver um ambiente de trabalho que promova a diversidade, respeite os direitos de cada um e equilibre a vida profissional com a vida pessoal.

  • Assegurar que os nossos colaboradores, fornecedores e parceiros desenvolvem suas atividades num ambiente de trabalho seguro, prevenindo riscos, lesões e incidentes.

  • Adotar as melhores práticas para a proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição através da utilização racional de recursos, permitindo a redução dos consumos energéticos e, consequentemente, da pegada

Sistemas de Gestão e Certificações

Percurso

A Gasfomento SA iniciou a sua trajetória de certificação em dezembro de 2000, quando obteve a certificação ISO 9002:1995 pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação. Em novembro de 2001, a empresa confirmou a manutenção de sua certificação do Sistema de Qualidade, conforme a Norma ISO 9001:1995.

Com o amadurecimento do sistema e a assimilação pelos colaboradores dos conceitos-chave da política de qualidade, a Gasfomento criou as condições necessárias para migrar o seu sistema de garantia da qualidade para um Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a nova Norma ISO 9001:2000, alcançando com sucesso essa meta.

Em setembro de 2008, a Gasfomento SA obteve a certificação do Sistema de Gestão Integrado em Qualidade, Segurança e Ambiente pela APCER. Este Sistema de Gestão Integrado (SGQSA) teve como referenciais as normas ISO 9001:2000, NP 4397:2001 / OHSAS 18001:1999 e NP EN ISO 14001:2004.

Em julho de 2009, a empresa transferiu a certificação da APCER para a LUSAENOR e, de acordo com o ciclo, realizou a auditoria integrada QSA, de acompanhamento da NP EN ISO 14001:2004, simultaneamente adaptando-se à NP EN ISO 9001:2008 e à transição para OHSAS 18001:2007, mantendo assim a sua Certificação Integrada.

Em julho de 2010, a Gasfomento SA transferiu a certificação da LUSAENOR para a SGS e realizou a auditoria integrada QSA nos referenciais NP EN ISO 14001:2004, NP EN ISO 9001:2008 e OHSAS 18001:2007, assegurando novamente a manutenção da sua Certificação Integrada.

Em 29 de outubro de 2013, a Gasfomento SA expandiu o âmbito das suas atividades com a SGS, especificamente no âmbito da NP EN ISO 9001:2008, para incluir o setor das águas.

Em 21 de setembro de 2017, a Gasfomento SA realizou a transição do seu Sistema de Gestão para os referenciais NP EN ISO 9001:2015 e NP EN ISO 14001:2015, garantindo mais uma vez a manutenção da sua Certificação Integrada.

Para consolidar a orientação estratégica da organização, em 2020 investimos na revisão e melhoria do nosso Sistema de Gestão da Qualidade, Segurança e Ambiente (SGQSA), com o objetivo de incrementar a qualidade dos nossos serviços, melhorar as condições de segurança e saúde dos nossos colaboradores e mitigar os impactos ambientais decorrentes da nossa atividade.

Simultaneamente, alinhámos nossa estratégia empresarial com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aderindo voluntariamente à Carta de Princípios do BCSD Portugal.

Também garantimos a migração do sistema de gestão para a ISO 45001, mantendo a certificação integrada do Sistema de Gestão Integrado da Gasfomento - Sistemas e Instalações de Gás, S.A., conforme as normas NP EN ISO 9001:2015; NP EN ISO 14001:2015 e NP ISO 45001:2019

Qualidade

Adotamos as melhores práticas do mercado para garantir a elevada qualidade dos nossos serviços e a satisfação das partes interessadas. Investimos na certificação de Qualidade para assegurar a excelência de nossas operações. Monitorizamos e avaliamos continuamente o nosso desempenho através de indicadores e de um programa de auditorias rigoroso.

 

Segurança e Saúde no Trabalho (SST)

Para a Gasfomento a Segurança no Trabalho é uma área estratégica fundamental que requer um forte investimento em três níveis: formação dos recursos humanos em SST, implementação de medidas preventivas necessárias e busca por novos processos construtivos que permitam maior produtividade, eficácia e segurança.

Nesse sentido, integramos as melhores práticas na organização:

  • Identificação e Avaliação de Riscos: Realizamos a identificação e avaliação de riscos em todas as atividades.

  • Auditorias e Inspeções: Utilizamos auditorias e inspeções para verificar e acompanhar as condições de trabalho.

  • Formação Dirigida: Promovemos ações de formação específicas para cada posto de trabalho, como primeiros socorros - suporte básico de vida e combate a incêndios.

  • Tratamento de Incidentes: Tratamos os incidentes e calculamos os índices de sinistralidade para melhorar continuamente.

  • Consulta aos Trabalhadores: Mantemos um canal aberto de consulta aos trabalhadores para ouvir suas as preocupações e sugestões.

  • Equipamentos de Proteção Individual: Disponibilizamos equipamentos de proteção individual adequados para cada atividade.

  • Fiscalização e Coordenação de Segurança: Fiscalizamos e coordenamos a segurança nas obras, garantindo a boa utilização dos equipamentos de proteção individual e coletiva.

  • Simulacros e Exercícios: Realizamos simulacros e exercícios para preparar os nossos colaboradores para situações de emergência. 


Estas ações garantem que mantemos um ambiente de trabalho seguro e saudável, promovendo a segurança e o bem-estar de todos os nossos colaboradores.

Ambiente

Consciente da importância de preservar o meio ambiente e da nossa responsabilidade na sua proteção, a Gasfomento estabeleceu, através do seu Sistema de Gestão Ambiental, os

procedimentos necessários para a identificação, registo e avaliação dos aspetos ambientais significativos. Isso permite a definição de medidas preventivas essenciais para a mitigação ou eliminação dos impactos da nossa atividade.

Para atingir esses objetivos, adotamos orientações claras para o planeamento, controlo operacional e monitorização do desempenho ambiental, sempre em conformidade com a legislação vigente, os requisitos normativos e as expectativas dos nossos clientes.

Política de Gestão

A Política de Gestão da Gasfomento – Sistemas e Instalações de Gás SA, empresa operadora nos mercados energéticos e de construção, prestadora de serviços integrados com vista às necessidades energéticas do futuro, reflete o conjunto das orientações estratégicas aplicadas à Organização, atendendo às necessidades e expectativas de todas as Partes Interessadas, envolvendo os seus Colaboradores e visando a obtenção de resultados económicos e financeiros que permitam a sua sustentabilidade. Em sintonia com estas linhas de orientação e no âmbito dos Sistemas de Gestão da Qualidade, da Segurança no Trabalho e do Ambiente, o Conselho de Administração da Gasfomento compromete-se a:

  • Assegurar a compreensão da Organização e do seu Contexto, integrando no Sistema de Gestão o tratamento dos Riscos e Oportunidades identificados;
  • Garantir o cumprimento das Disposições Legais, das Obrigações de Conformidade e dos Referenciais Normativos (ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001);
  • Integrar de forma transparente e leal todas as Partes Interessadas no seu Sistema de Gestão, atendendo às respetivas necessidades e expectativas, assumindo compromissos de colaboração na criação de valor nos mercados onde atua;
  • Definir, aplicar e monitorizar os compromissos estratégicos de Sustentabilidade, incluindo a sustentabilidade económica e financeira, e comunicar o seu desempenho e boas práticas de forma regular e transparente às partes interessadas;
  • Criar e fortalecer sistemas de informação que mantenham as/os colaboradoras/os, em cada nível, conhecedores do que se passa no seu sector e na sua empresa, promovendo uma cultura de Inovação, de Criatividade e de Gestão do Conhecimento;
  • Promover a formação eficaz das/os Colaboradoras/os diretas/os e indirectas/os, potenciando as suas competências técnicas e comportamentais, contribuindo para a sua evolução, valorização profissional e realização pessoal, através da gestão estratégica de recursos humanos.
  • Assegurar que as/os nossas/os colaboradoras/os, fornecedores e parceiros desenvolvem as suas atividades num ambiente de trabalho saudável e seguro que previna os riscos, as lesões e a ocorrência de incidentes.
  • Eliminar perigos e reduzir os riscos para a SST, promover e cumprir a integração dos Princípios Gerais de Prevenção; utilizar soluções técnicas que privilegiem as Proteções Coletivas e assegurar os recursos necessários para controlo de forma efetiva todos os Riscos associados à nossa atividade;
  • Promover a consulta e participação das/os Colaboradoras/os diretas/os e indirectas/os.
  • Minimizar os impactes ambientais decorrentes das suas atividades, promovendo a utilização racional dos recursos naturais, a prevenção da poluição, e a resposta à emergência em situação de acidente; de forma a garantir a sustentabilidade da Organização, a proteção do Ambiente.
  • Melhorar o nível de conhecimento sobre as alterações climáticas, visando a implementação de soluções de mitigação e adaptação baseadas no conhecimento técnico-científico e em boas práticas; contribuir para uma maior consciencialização das suas partes interessadas sobre as alterações climáticas e os seus impactes.
  • Estabelecer e monitorizar Objetivos, com a perspetiva de garantir a Melhoria Contínua do Sistema de Gestão e da Organização.
  • Implementar e promover medidas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal das/os colaboradoras/os de modo a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos mesmos; Criar um ambiente de trabalho inclusivo, livre de preconceito, que promova a diversidade, a igualdade de género, a proteção na parentalidade e respeito dos direitos de cada um;
  • Escolher os fornecedores com base em critérios claros e imparciais e honrar os compromissos que assumimos com eles;
  • Garantir que os princípios éticos de transparência, honestidade e integridade, nas relações com as autoridades competentes e as demais partes interessadas, são aplicados e cumpridos.

Parceiros e práticas responsáveis

Os nossos fornecedores e parceiros são elementos fundamentais para garantir a qualidade dos nossos serviços.

Consideramos imprescindível que os nossos fornecedores:

  • Cumpram com todos os requisitos legais aplicáveis à sua atividade.
  • Interiorizem e atuem de acordo com os princípios enunciados na nossa Política de Gestão.
  • Participem proactivamente na melhoria do desempenho de SST e ambiental, em colaboração com a Gasfomento.
  • Estejam disponíveis para visitas e auditorias de avaliação no âmbito do nosso Sistema de Gestão Integrado (QSA).

A colaboração estreita e responsável com os nossos fornecedores e parceiros assegura a excelência dos nossos serviços e o cumprimento dos mais elevados padrões de qualidade, segurança e sustentabilidade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Morada

Lisboa
Av. Infante D. Henrique, 332,
Edificio II, R/C Dt
1800- 224 Lisboa

Morada

Algarve
Rua Professor Alberto Uva, 29-C
8000-176 FARO

Assistência

Tel.:  +351 21 839 11 00
Chamada para rede fixa nacional

Fax:  +351 21 839 11 90
Chamada para rede fixa nacional